Como construir uma marca pessoal forte e apelativa

18 août 2025
Escrito por Carlota Lopes

Não basta ser, mas também parecer ser. Será um pouco controverso, de facto. No entanto, no panorama corporativo atual, não basta ter as competências técnicas e a experiência sólida para garantir visibilidade e oportunidades. Será importante desenvolver a marca pessoal como ativo estratégico e diferenciador de como um profissional é percecionado pelo mercado.

A marca pessoal não é apenas a soma das competências técnicas ou das experiências que constam num currículo. É, sobretudo, a perceção que o mercado, incluindo headhunters, têm sobre quem aquele profissional é, como lidera, quais são os seus valores e qual o impacto que é capaz de gerar. Num mercado cada vez mais saturado de perfis semelhantes em termos técnicos, o que diferencia verdadeiramente um líder é a sua narrativa, a sua coerência e a clareza com que transmite um propósito. Quando bem construída, pode abrir portas, facilitar conexões e aumentar a confiança dos recrutadores e principais decisores nos processos de Executive Search.

Durante um processo de Executive Search, essa marca pessoal manifesta-se em diversos momentos: no posicionamento do profissional nas redes profissionais, na forma como comunica em entrevistas, na fluidez com que articula o seu percurso e nas referências que deixa ao longo da sua carreira. Conseguir captar essa essência é tão importante quanto avaliar o enquadramento técnico à função a que se candidata.

Sugestões para reforçar a sua marca pessoal

1. Deverá refletir sobre:

  1. Quais os seus valores, aquilo que é inegociável para si
  2. Qual o seu objetivo/ambição profissional
  3. Quais os principais highlihts/conquistas/resultados que definem o seu percurso profissional
  4. O que o distingue dos outros profissionais com experiência similar e posicionamento

Tendo por base esse auto-conhecimento, deve definir como é que deseja comunicar ao mercado as suas expertises, o seu estilo de liderança ou os resultados alcançados com impacto mensurável.

2. Fortaleça a sua presença no LinkedIn, que é o principal canal para posicionamento no executive search. Algumas práticas importantes:

  1. Foto e banner profissionais.
  2. Resumo bem estruturado, com uma narrativa que destaque conquistas, valores e visão de liderança.
  3. Experiências descritas com foco em resultados.
  4. Publicações regulares com insights, artigos ou reflexões do setor.
  5. Participação em comentários e grupos relevantes.
  6. Obter recomendações no LinkedIn de colegas, líderes e pares.
  7. Participar como palestrante ou membro de um painel em eventos do setor.

Outros canais como artigos em blogs corporativos, entrevistas em podcasts e participação em eventos virtuais também poderão ser interessantes em destacar no seu perfil.

Networking e autenticidade como pilares da marca pessoal

A sua marca pessoal também vive nos bastidores, por isso mantenha um networking ativo. Num contexto em que a confiança, a reputação e autenticidade são moedas valiosas, a marca pessoal é, sem dúvida, uma das ferramentas mais estratégicas.

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Escrito por

Carlota Lopes

A Carlota é Licenciada em Psicologia Social e das Organizações, pelo ISCTE (1999), acrescido com o Programa Avançado em Recursos Humanos, na Católica Business School (2017). Exerce atualmente o cargo de Team Leader na área de Executive Search da Neves de Almeida HR Consulting, com responsabilidades de gestão de projetos e de equipas. Com mais de 20 anos de experiência em consultoria, em contexto nacional e multinacional, tem vasta experiência no desenvolvimento de processos de Recrutamento e Seleção Especializado/Executive e de Assessment Center Search em diversos setores, público e privado. Saiba mais

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