A importância do Talent Assessment na gestão estratégica de talento

Em entrevista à RH Magazine, Helena Ravara, Head of Talent Assessment da Neves de Almeida, partilha como o Talent Assessment pode transformar a gestão de talento nas organizações, permitindo uma visão objetiva e clara das competências e do potencial dos colaboradores. Helena Ravara destaca que, “uma estratégia de Talent Assessment permite às organizações a monitorização do seu Talento através de uma análise objetiva e data-driven das competências e motivações dos seus colaboradores”, facilitando a tomada de decisões e a adaptação às necessidades atuais e futuras do negócio.
Com vários exemplos de sucesso, Helena explora diversos projetos realizados em setores como banca, indústria e seguros, onde o Talent Assessment se revelou fundamental para diagnosticar necessidades de desenvolvimento, desenhar planos de sucessão e garantir um maior alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
"A realização de assessments possibilita avaliar o grau de adequação dos participantes a novas posições, identificar planos de sucessão para posições críticas, diagnosticar necessidades de formação e desenvolvimento, desenhar percursos de evolução para os colaboradores, identificar o risco de saída de colaboradores críticos, assim como o que são principais fatores de engagement", afirma Helena Ravara.
Destaca ainda que o Talent Assessment não só potencia a retenção de talento, como também facilita a identificação de futuras lideranças e o desenvolvimento de competências essenciais para o sucesso organizacional.
Se quer saber mais sobre como esta ferramenta pode ajudar a sua empresa a enfrentar os desafios da gestão de talento, leia a entrevista completa e descubra todas as estratégias partilhadas por Helena Ravara.