Como evitar o “Princípio de Peter”

Como evitar o “Princípio de Peter”

Helena RavaraHead of Talent Assessment
Como evitar o “Princípio de Peter”

Cada vez mais, as empresas utilizam o Talent Assessment como uma ferramenta estratégica para evitar o “Princípio de Peter”. Este conceito refere-se à tendência para promover colaboradores até atingirem o seu nível de incompetência, colocando em risco tanto o desempenho individual quanto o coletivo.

Mas como prever o desempenho de um colaborador numa nova função e evitar transformar um excelente profissional numa chefia menos eficaz?

Avaliar o potencial para a nova função

O Talent Assessment avalia o potencial do colaborador e o seu alinhamento com o perfil de competências e características exigidas pela nova função. Este processo combina diferentes abordagens que permitem observar comportamentos e identificar traços fundamentais:

  • Entrevistas de incidentes críticos analisam como o colaborador agiu em situações passadas que exigiram competências relevantes.
  • Exercícios de simulação recriam cenários onde é possível observar como o colaborador lida com desafios, seja com colegas, clientes ou outros interlocutores.
  • Business cases exploram a capacidade de analisar situações empresariais, apresentar soluções e defender as suas escolhas.
  • Inventários de personalidade ou comportamentos profissionais fornecem insights sobre traços e tendências de ação.

Estas técnicas ajudam a construir uma visão clara sobre a capacidade do colaborador para assumir novas responsabilidades e enfrentar desafios.

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Não se esqueça do fator motivação

Um ponto essencial do Talent Assessment é considerar a motivação do colaborador para assumir a nova função. Mesmo que as competências estejam alinhadas, a motivação é o motor que impulsiona o desempenho e o sucesso na nova posição.

Evitar decisões arriscadas, promover decisões conscientes

Ao utilizar o Talent Assessment, as organizações conseguem tomar decisões mais informadas e alinhadas com o potencial e as aspirações dos seus colaboradores. Este processo ajuda a evitar erros críticos de promoção, garantindo que cada pessoa está no lugar certo para crescer e dar o melhor contributo à organização.

Invista no Talent Assessment e promova o sucesso dos seus colaboradores e da sua organização!

Escrito por

Helena Ravara

Helena é licenciada em Psicologia (Ramo de Psicologia Social e das Organizações) pela Universidade de Lisboa e exerce atualmente o cargo de Head of Talent Assessment na Neves de Almeida HR Consulting. Iniciou a carreira profissional na SHL e em 1994 participou no start-up da atual RAY Human Capital em Portugal, onde exerceu funções de management e desenvolveu projetos de recrutamento e seleção, assessment centres, modelos de competências e diagnóstico organizacional. Em 2007 passou a Partner na Odgers Berndtson, com funções de gestão de operações e da equipa, para além de gerir projetos de Executive Search e Leadership Assessment.Está desde 2017 na Neves de Almeida HR Consulting, onde integrou a área de Executive Search, como Partner, e acumulou mais tarde com a responsabilidade pela área de Talent Assessment.Tem desenvolvido projetos nas áreas de Executive Search e Talent Assessment e gerido clientes de vários setores, como sejam Indústria, Farmacêutico & Saúde, Financeiro, Bens de Consumo, Serviços e Tecnologia, com projetos também em Training, Consulting e Team Building.Adora a família, conviver e viajar (também nos livros, nos filmes e na gastronomia) e para canalizar energia positiva é “yogini” desde 2007.
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