Motivação – Um driver crítico no desempenho

Quando pensamos na gestão de carreira das pessoas e na apresentação de novos desafios, é essencial considerar até que ponto isso vai ao encontro das suas motivações e expetativas. No entanto, durante um processo de assessment, a avaliação das motivações nem sempre recebe a mesma atenção que o perfil de competências, o que pode comprometer os resultados a longo prazo.
Compreender o que realmente motiva cada indivíduo
Na Neves de Almeida, desenvolvemos um Questionário de Motivação baseado na Teoria de Maslow. Esta ferramenta permite avaliar o que motiva cada colaborador, identificando eventuais desalinhamentos – ou gaps – entre o que a pessoa valoriza e o que a sua situação atual proporciona. Com esta análise, torna-se mais fácil identificar medidas que possam ser tomadas para aumentar a motivação e o desempenho.
Uma entrevista orientada para a dimensão motivacional
A informação obtida com este questionário pode ser complementada com uma Entrevista assente na Dimensão Motivacional, na qual são explorados com o colaborador aspetos como sejam:
- O que mais agradou e desagradou no seu percurso profissional;
- Quais os seus objetivos profissionais, as suas ambições e expectativas;
- O que já fez para concretizar os objetivos profissionais;
- Pontos fortes e fracos que identifica como tendo impacto nos objetivos profissionais;
- Aspetos relevantes para a retenção na Organização, bem como a medida em que os considera concretizados no contexto atual.

Esta abordagem detalhada oferece uma visão mais completa sobre as necessidades e expetativas individuais, permitindo às organizações alinhar os desafios e oportunidades com aquilo que verdadeiramente motiva os seus colaboradores.
Potencial sem motivação não se traduz em desempenho
É inegável que potencial e desempenho são conceitos diferentes. Contudo, por vezes esquecemos que, sem motivação, o potencial nunca se traduzirá num desempenho superior. Investir no conhecimento das motivações individuais é, por isso, fundamental para garantir que cada pessoa atinge o seu melhor desempenho e contribui para os resultados da organização.
Helena Ravara
Helena é licenciada em Psicologia (Ramo de Psicologia Social e das Organizações) pela Universidade de Lisboa e exerce atualmente o cargo de Head of Talent Assessment na Neves de Almeida HR Consulting. Iniciou a carreira profissional na SHL e em 1994 participou no start-up da atual RAY Human Capital em Portugal, onde exerceu funções de management e desenvolveu projetos de recrutamento e seleção, assessment centres, modelos de competências e diagnóstico organizacional. Em 2007 passou a Partner na Odgers Berndtson, com funções de gestão de operações e da equipa, para além de gerir projetos de Executive Search e Leadership Assessment.Está desde 2017 na Neves de Almeida HR Consulting, onde integrou a área de Executive Search, como Partner, e acumulou mais tarde com a responsabilidade pela área de Talent Assessment.Tem desenvolvido projetos nas áreas de Executive Search e Talent Assessment e gerido clientes de vários setores, como sejam Indústria, Farmacêutico & Saúde, Financeiro, Bens de Consumo, Serviços e Tecnologia, com projetos também em Training, Consulting e Team Building.Adora a família, conviver e viajar (também nos livros, nos filmes e na gastronomia) e para canalizar energia positiva é “yogini” desde 2007.
Saiba maisVocê pode gostar também

Quem serão os líderes de amanhã se a IA fizer o trabalho de hoje?

Talent Assessment em fusões e aquisições: como avaliar talento quando a organização está em transformação

Como desenhar um processo de assessment que sobrevive à pressão do tempo e da urgência executiva

High Potentials que falham: porque nem todo o talento acelera quando sobe de posição

Assessment e Engagement: avaliar também é uma experiência para o talento


