Responsabilidade Social Corporativa - quando o propósito se avalia

5 de setembro de 2025

Antes de ser um compromisso com o mundo, a Responsabilidade Social Corporativa é um compromisso com as pessoas. Com a forma como ouvimos, incluímos, respeitamos e tomamos decisões. Falar de impacto social é fácil; difícil é garantir que esse impacto começa dentro de portas, na cultura organizacional vivida todos os dias.

O assessment como aliado estratégico da Responsabilidade Social Corporativa

O assessment pode ser um aliado estratégico da RSC. Nenhuma organização é verdadeiramente responsável se não cultivar competências como a empatia, a escuta ativa, a cooperação ou a integridade. Sem estas competências, não podemos falar em pessoas verdadeiramente humanas e conscientes. E sem uma cultura em que se vivem estas competências, como podem as organizações gerar valor para as pessoas e para a sociedade?

Avaliar estas dimensões é dar-lhes espaço, visibilidade e intencionalidade. É passar da inspiração à ação. É garantir que os valores não vivem apenas nos discursos, mas nos comportamentos. O assessment ajuda-nos a medir e a desenvolver o alinhamento entre aquilo que somos, em que acreditamos e aquilo que fazemos.

Da inspiração à ação: alinhar cultura, propósito e comportamentos

A responsabilidade social não é apenas um gesto. Começa quando o propósito se traduz em atitudes concretas. É uma cultura que começa nas pessoas.

E o assessment assume um papel decisivo no conhecimento, desenvolvimento e alinhamento da cultura com o propósito.

Achou este artigo útil?
Escrito por

Márcia Patrício

Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e exerce atualmente o cargo de Senior Manager da Neves de Almeida HR Consulting. ​Iniciou a sua carreira profissional em 2003, tendo estado envolvida em diferentes desafios em várias áreas da gestão de pessoas – Assessment, Consultoria, Recrutamento e Seleção, Aconselhamento e Gestão de Carreira, Formação. A diversidade de projetos em que tem trabalhado nos últimos 21 anos, possibilitaram-lhe uma visão abrangente do mundo dos recursos humanos, que a fascina e que a move a dar o melhor de si. ​Está, desde 2015, na Neves de Almeida HR Consulting, na área de Talent Assessment, onde gere projetos, coordena as atividades das equipas envolvidas e assegura a qualidade do delivery ao Cliente. Na Neves de Almeida HR Consulting, tem tido oportunidade de desenvolver projetos em diferentes áreas de atuação da empresa (Talent Assessment, Training, Teambuilding, Consulting), em vários setores de atividade, como sejam Banca e Seguros, Ensino, Energia & Utilities, Farmacêutico, Aviação, Grande Consumo, Indústria, Imobiliário.​A Márcia é apaixonada pela vida, pelos seus dois filhos que a fazem mover montanhas, pela família e pelos amigos, adora o mar o pôr-do-sol e liberta a sua energia a fazer desporto, acima de tudo bicicleta, outra das suas paixões. Saiba mais

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!