Responsabilidade Social Corporativa no Executive Search

2 de setembro de 2025
Escrito por Tiago Almeida

Cada vez mais, o Executive Search vai além da procura de competências técnicas. As organizações procuram líderes que reflitam valores de responsabilidade social, ética e sustentabilidade, capazes de inspirar equipas e responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Na Neves de Almeida, procuramos aderir às melhores práticas éticas, sustentáveis e inclusivas no processo de seleção de executivos, nomeadamente ao nível da:

Diversidade, Equidade e Inclusão

  1. Garantir que o processo inclua candidatos de diferentes origens (género, raça, etnia, orientação sexual, idade, pessoas com deficiência, etc.).
  2. Utilizar metodologias que reduzam preconceitos nos critérios de seleção, com maior foco em competências.
  3. Promover a equidade e a representatividade de género nas lideranças, refletindo a diversidade da sociedade.

Ética e Transparência

  1. Definir e comunicar de forma clara os critérios de seleção.
  2. Adotar uma abordagem ética na identificação de talentos, evitando práticas como headhunting antiético, caça a talentos em empresas em conflito de interesse ou a abordagem de candidatos em situação de vulnerabilidade.
  3. Proteger a confidencialidade de todas as informações dos candidatos e clientes.

Sustentabilidade e Responsabilidade Ambiental

Apoiar empresas na contratação de executivos comprometidos com práticas sustentáveis, em particular em posições ligadas a ESG (Environmental, Social and Governance).

Reduzir a pegada de carbono nas operações de consultoria, priorizando entrevistas virtuais e evitando deslocações desnecessárias.

Igualdade de Oportunidades

  • Criar estratégias específicas para incluir candidatos de grupos historicamente sub-representados em processos de seleção de alto nível.
  • Garantir acessibilidade nos processos seletivos, assegurando que pessoas com deficiência possam participar plenamente.

Recrutar executivos é também escolher a direção que a organização vai seguir. Liderança responsável é liderança de futuro.


Quer saber mais sobre como integrar Responsabilidade Social Corporativa no Executive Search? Fale connosco.

Achou este artigo útil?
Escrito por

Tiago Almeida

Licenciado em Recursos Humanos, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tem desenvolvido a sua experiência nas áreas de Human Capital, com especial ênfase em Executive Search.Liderou equipas e geriu projetos de transformação organizacional na área de Talent Acquisition em ambiente multinacional e grandes empresas do PSI-20 como Hays, Experis, PwC e EDP.Ao longo da sua experiência de 20 anos no setor, desempenhou um papel fundamental na criação e desenvolvimento de uma empresa multinacional de Search em Portugal, onde foi responsável pelo lançamento de várias áreas e serviços, RPO (Recruitment Process Outsourcing), a montagem de equipas de gestão e a abertura de escritórios em Lisboa e no Porto.Nos últimos 10 anos, destacou-se também pela integração de soluções digitais como RPA (Robotic Process Automation) e IA (Inteligência Artificial), com uma melhoria significativa na experiência de clientes e candidatos. Saiba mais

Receba as nossas newsletters

Fique a par de todas as novidades que temos para si!

Subscreva aqui!